Após participarmos do Salão do Turismo do Rio de Janeiro representando a cultura da cidade de São Gonçalo, com o nosso nome publicado na programação oficial do evento; de termos realizado debate no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (São Gonçalo); do debates entre os prefeitáveis da nossa cidade e do debate sobre Direitos Humanos na OAB-SG, estaremos realizando no próximo dia 20 de outubro de 2012 o Fórum Setorial do Patrimônio Imaterial. Com apoio da Universidade Estácio de Sá – Campus São Gonçalo, a programação do Fórum que ora propomos estão discussões sobre a Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e a votação pela UNESCO, em 2013, da Capoeira como Patrimônio Cultural da Humanidade; o Jongo do Sudeste; o Plano de Salvaguarda do Samba do Rio de Janeiro, a Carta Compromisso com a Cultura e Religiões de Matrizes Africanas.
Promovido pelo Departamento Pedagógico, Programas e Projetos da Liga, tem como objetivo divulgarmos nossas propostas já que pleiteamos uma vaga no Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC. Este será um importante momento não somente para a Cultura Nacional como, em especial, para a Liga Gonçalense de Capoeira que acata a decisão da Comissão Organizadora Nacional do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC.
A presidência da Liga Gonçalense de Capoeira teve seu nome aprovado pelo Ministério da Cultura para concorrer a uma das vagas no Setorial de Patrimônio Imaterial do Conselho Nacional de Política Cultural.
Esperamos neste dia poder contar com a presença de todos e de todas.
Saudações capoeirísticas.
Att,
Mestre Paulão